sábado, 5 de dezembro de 2009

Pensamentos e ações

Quando temos que parar de sonhar alguma coisa e começar a executá-la? Andei pensando muito nisso ultimamente. Assim como pensei o que realmente faço para ajudar o meio ambiente e não ser ecochata. Sei que sou um pouco pentelha, mas se não alertar para as coisas erradas e prejudiciais ao meio ambiente, quem fará? Acredito que faço a minha parte, pouco e pequena, mas com certeza, é melhor do que nada.

Já convenci um amigo a comprar uma sacola de pano para não ficar trazendo sacolas plásticas do supermercado. Esse mesmo amigo comprou um galão de água para não comprar várias garrafinhas... (tudo bem que eu tomo tanta água quando estou lá que acho que é para economizar...rs) Mas não importa, o que tenho em mente são as coisas que planejo e as minhas ações concretas.

De uma semana para cá comecei a fazer novos planos, mais arrojados, mais perigosos, mas que me deixarão muito mais feliz! Espero que eles possam se concretizar. As mudanças estão vindo e temos que aprender a nos adaptar a nova realidade de forma serena. Estou numa fase de pensar, planejar e executar. O meio ambiente vai me agradecer pelo mínimo que farei, certeza!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Costa do Sauipe (BA)



É muito bom quando estamos passando por algum momento difícil de nossas vidas e encontramos um lugar pacífico, lindo e na beira do mar para tentar melhorar o ânimo, lavar a alma e descansar a mente. Eu realmente precisava disso ultimamente, e, mesmo sem conseguir me livrar dos problemas de SP estou mais feliz e menos agressiva por estar aqui.

A Costa do Sauípe é um lugar para você sentar nas cadeiras da praia e esquecer que existe mundo. Deixar o trânsito para depois, as brigas, as falsidades e só lembrar de tirar uma foto de recordação e mostrar para as pessoa que ama!

espero que esse paraíso possa ser preservado para que outras pessoas possam se revigorar aqui!

sábado, 21 de novembro de 2009

Limpeza

Que a chuva possa limpar pelo menos um porcento de toda a sujeira que existe nesse mundo e deixar a atmosfera mais leve...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Algo estranho no ar

Ontem estava voltando para casa e me deparei com um cheiro estranho perto da estação Santo Amaro do metrô/trem. Já tinha reparado naquele cheiro antes, mas era sempre no final da tarde, em dias quentes, mas não bem a noite, com um tempo fresquinho... O cheiro era de remédio. Sabe xarope de quando é pequeno e a mãe obriga a tomar? Então, esse cheiro mesmo.

O cheiro vem do outro lado do rio, da Guido Caloi, onde existem várias empresas, inclusive a Bayer... Fico pensando se essas empresas tratam o lixo antes de jogá-las no rio e se tem como eu descobrir se elas estão poluindo mais e na cara dura o Pinheiros.

Se alguém souber de alguma maneira de descobrir, por favor, me avise, por que não é possivel aquele cheiro vir das chaminés ou de algum outro lugar...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Parceria interessante entre Panasonic e Decathlon para os amantes de fotosub

Nesse final de semana (7 e 8/11) e no próximo (14 e 15) vai acontecer na Decathlon o evento chamado Tribord Experience. A parceria entre a Panasonic e a Decathlon vai oferecer aos amantes do esporte sub um tanque de mergulho para que os interessados possam se divertir mergulhando, a ainda por cima tirar algumas fotos.

Quem aparecer em uma das lojas participantes poderá participar do concurso “Mergulhe Fundo nessa aventura com Tribord e Lumix”, e o ganhador leva pra casa uma câmera Lumix TS1 e um kit de mergulho da Tribord. Aquele que não ganhar, mas for mergulhar no tanque preparado para a ocasião, receberá a foto da aventura. Um passeio diferente para o final de semana...

No site da Decathlon tem as informações do evento e do concurso www.decathlon.com.br/tribordexperience

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Red List

Divulgada mais uma lista dos animais que correm o risco de sairem do mapa. Uma tristeza, quase chorei em saber que o número só aumenta...
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/euquerosalvaroplaneta/2009/11/03/227147-organizacao-divulga-lista-vermelha-de-especies-ameacadas-de-extincao

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Bate-volta

Hoje fiz um bate-volta para o Guarujá com minha irmã. Meu pai, a mulher dele e um casal de amigos já estavam por lá. Saimos de casa umas 8h40 e pegamos um trânsito inacreditável. Tão inacreditável que nem a Ecovias imaginava, e teve que improvisar uma operação descida em pleno domingo de manhã. Algumas horas depois e um CD inteiro, chegamos. O sol brilhava, o céu estava azul, sem nenhuma nuvem, e a praia... Cheia, lotada!

Sem problemas, passei meu protetor FPS 30, roxo e com cheirinho de uva e me esbaldei na areia. O mar estava maravilhosamente transparente, limpo e refrescante. Queria estar lá até agora. Nossa, como adoro praia. Amo olhar o mar, sentir as ondas batendo nos meus pés, o som reproduzido pelo vai-e-vém das ondas, o carinho da areia molhada na planta dos pés. Se pudesse mudaria para uma cidade litorânea...

O bate-volta foi incrível, e mesmo sem ter me queimado e com todo o trânsito para ir e vir, valeu a pena.

Quero mais vezes ir abraçar Iemanjá. Fiz isso semana passada, fiz hoje, quem sabe semana que vem... Recarrega as baterias total e me sinto nova, de novo! O mar é milagroso pra mim..

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mergulho: Cientistas propõem congelar corais para salvá-los da extinção

Vi no site da Mergulho uma matéria no mínimo intrigante...
Cientistas querem congelar corais para preservá-los de uma catástrofe, será?!?!?
http://www.mergulho.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ult403bc42e37174308e27b1f50ff4bb93e

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

HOJE É SEXTA!


Como sexta é um ótimo dia para desejar boas vibrações, decidi emanar ao meio ambiente todos os meus bons pensamentos e desejos de um mundo melhor. E nada melhor que o mascotinho das meninas da G&A para representar todas as coisas boas do universo todinho!
Uma ótima semana e GIVE ME FIVE!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Posso ter um?


Desde pequena gosto de animais e até hoje adoro ver fotos de bichos e fotografá-los. Não sou como a Felícia, mas um coala desses não dá vontade de apertar até virar pastelzinho?

Sou master a favor de cuidar daquilo que amamos e preservar o que pretendemos deixar para as novas gerações... Levanto a bandeira da preservação, sempre!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Um dia chego lá


Acredito que já falei que adoro a revista Mergulho, mas esse mês fiquei especialmente feliz quando vi a capa. Tudo bem que já tinha visto a foto antes, e bem antes, mas não pude conter o sorriso.

A capa é do Daniel Botelho no grande cardume de sarinhas na África. Vale a pena ver.

ps- Há algum tempo essa imagem está no meu computador mostrando que a natureza é maravilhosa!

domingo, 11 de outubro de 2009

Muito amor


Sabe quando você acredita que encontrou o verdadeiro amor da sua vida? Então, me sinto assim quando estou mergulhando, embaixo d'água. O som da minha respiração, as bolhas subindo, a descompressão do ouvido e a grande quantidade de vida que encontro embaixo d'água me faz lembrar que, se pudesse, gostaria de ser um peixe, uma baleia, ou custáceo, um coral. Qualquer ser vivo que habite aquele planeta maravilhoso que é o oceano. É com isso que gostaria de gastar minhas horas, todos os dias. Seja ensinando outras pessoas a mergulhar, sendo um jornalista especializado. Será que um dia consigo manter esse sonho? Estou correndo atrás para que alguma dessas possibilidades aconteça.

É inexplicável a boa sensação quando estamos ali. Vale muito a pena experimentar.

*Foto: Mau - Laje de Santos

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Circuito animal

Conforme diz a propaganda da Pedrigree, "animal é tudo de bom". Por isso eu indico esse site: www.circuitoanimal.org

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Matéria

No meu trabalho estou produzindo um anuário. Tudo bem, nada de especial nisso. Já to craque em escrever sobre transporte rodoviário de cargas, mas uma matéria eu pedi para escrever e estou me dedicando pra caramba para sair ótima. A matéria é sobre o GHG Protocol. Muito legal e indico para quem quiser saber mais!
Espero que saia ótima, por que ta dificil sair perfeita!

domingo, 20 de setembro de 2009

Dia Mundial sem Carro



Esta terça-feira (22/09/09) é o Dia Mundial sem Carro.
Todos que puderem façam uma forcinha e fiquem sem carro! Não custa nada pegar trem, ônibus ou metrô um dia. Se não quer ficar sem seu tomóvel, pegue carona, dê carona.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vá de carona

Descobri três sites que incentivam o uso de carona.
O Caroneiros (www.caroneiros.com), Vai Pra Onde? (http://www.vaipraonde.com.br/) e o Carona Brasil (http://www.caronabrasil.com.br/).

Que tal fazer o teste e ver como vale a pena dexar o carro em casa, ou parar de pegar busão lotado, e ainda conhecer pessoas legais, interessantes e com o mesmo propósito? Se tem medo de pegar carona, cadastre-se e dê carona! O meio ambiente agradece!

sábado, 12 de setembro de 2009

Descoberta novas espécies de anfíbios no Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Uma pesquisadora descobriu no Parque Nacional Grande Sertão Veredas dez espécies de anfíbios, sendo que um nunca tinha sido visto em Minas Gerais e dois outros inéditos para a ciência. A maioria das espécies foi encontrada perto de uma cachoeira, área que, pelo plano de manejo, deve ser aberta à visitação. Agora, com as descobertas, isso pode mudar.

Isso mostra a importância das pesquisas e da preservação. Temos muito o que descobrir sobre nossas matas ainda.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Chove chuva

Ontem foi um caos em São Paulo, a chuva não parou de cair um minuto do dia e os rios transbordaram. O trânsito ficou caótico e as filas de carros só aumentavam a cada instante.

Não é possível que ninguém não pensou que isso pudesse ser um aviso do clima, da mãe maior sobre as crueldades que estamos fazendo com ela.

Está na hora de pensar em algumas coisas como essa...

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Novas vidas em casa

Adorei a lembrancinha do casamento da Cris. Enquanto todas as outras pessoas dão bem-casados para agradecer os presentes, a Cris e o Daniel, dois biólogos, deram de presente mudinhas de alguma coisa. Eu trouxe para fazer parte da minha vida três: Sálvia, hortelã e alecrim.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Laje de Santos

Só para constar que a laje é maravilhosa e que vale a pena. Vou esperar as fotos e falo mais.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Laje de Santos

Equipamentos prontos para o mergulho no domingo, na Laje de Santos! Só falta pegar as toalhas, casacos, pente e descansar muito para acordar às 5 da manhã de domingo e ver as maravilhas do lugar.

Espero ver muitas espécies e, quem sabe, uma raia manta...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cãominhada

Fiquei sabendo que um colega faz um trabalho voluntário interessante e achei que, como não há divulgação suficiente, deveria ajudar.
O Centro de Controle de Zoonozes de São Paulo tem um programa chamado Cãominhada, que recruta voluntários para passear com cachorros abandonados e que precisam se exercitar e dar uma voltinha no quarteirão para espairecer. Os animais que não estão aptos a serem adotados ainda têm um cuidado especial, mas também passeia pelas ruas do bairro. Quem tiver interesse, o site é www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sms/probem/ccz/caominhada
Pense na parte boa. Você faz exercício e alegra um cãozinho sem dono!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que as árvores têm a ver com a Lei?

As mães dos fumantes não ensinaram que é feio jogar lixo na rua? Vemos tantas barbaridades jogadas nos rios, esquinas e córregos, como sofás, pneus, plantas etc que não nos incomodados com uma simples bituca de cigarro lançada metros de distância da janela do carro ou apagada na terra onde está plantada uma árvore.

A lei que proíbe fumas em locais fechados em São Paulo trouxe a tona um outro problema paulistano. A falta de educação e senso social dos moradores da grande metrópole. Claro que os fumantes têm a resposta para tanta falta de educação e higiene na ponta da língua. Eles afirmam que antes tinham cinzeiros nos restaurantes, e na rua não há lixeiras, como falta opção (não, parar de fumar definitivamente não é uma opção), eles descartam o resto da bomba de matar aos poucos na rua. E descaradamente! Sem vergonha, sem pudor, sem consciência.

É muito simples acabar com esse problema, basta comprar ou fazer um porta bituca, que nada mais é do que uma caixinha para colocar as cinzas e o restinho do cigarro. Dói comprar um? E fazer? Claro que não, mas é bem mais fácil reclamar, colocar a culpa nos outros e continuar espalhando lixo nas sarjetas e canteiros de plantas.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Só pra constar

Praticamente todos os dias da semana venho trabalhar de trem (uma escolha) e ando cerca de sete minutos até o trabalho. Minha leve caminhada de dois quarteirões, entre a estação Hebraica-Rebouças da CPTM e a rua onde trabalho, faz com que minha pele fique poluída.

Fiz o teste. Todos os dias quando acordo lavo meu rosto com sabonete próprio para a limpeza da minha pele. Um dia resolvi trazer um adstringente e um pedaço de algodão para ver se o trajeto casa-trabalho realmente fazia com que minha pele ficasse mais "suja". Dito e feito. Quando cheguei o algodão estava pretinho...

Dois quarteirões são o suficiente para poluir minha pele e fazer com que ela fique suja com as partículas poluidoras soltas no ar de São Paulo.

Nem preciso falar que quando chego em casa à noite minha pele não está nada melhor não é? Paro para pensar que é preciso fazer alguma coisa para que nossas peles não sofram com isso, mas o que as pessoas estão fazendo?

Perguntar em casa, aos amigos, colegas de trabalho e espalhar pequenos atos que melhoram a vida social são o começo para uma pele sem poeira às 8 da manhã.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fotografia

Primeira foto com um mínimo de noção fotográfica. O sonho continua... E eu estou estudando para chegar lá!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sonho realizado, felicidade sem tamanho

Todas as pessoas têm sonhos na vida. Uns são mais fáceis de se realizar, outros nem tanto e alguns deles são quase impossíveis.

Eu, como qualquer mortal normal, tenho os meus. Alguns eu já consegui realizar, outros ainda batalho para conquistar. Mas um dos meus maiores sonhos de toda a eternidade da minha vida se realizou ontem, e o processo foi muito gostoso, cheio de ansiedade e o final foi feliz, com direito a choro no meio da Saraiva em plena quarta-feira na hora do almoço.

Desde pequena, se perguntassem pra mim o que eu seria quando crescesse eu falaria “vou fazer oceanografia e ter uma lojinha de peixe”, podem perguntar para qualquer familiar que eles confirmarão. Claro que hoje não teria uma loja com tais animais presos, só se tivesse a certeza de que eram nascidos em cativeiro... Bom, desde que entrei na faculdade de jornalismo eu sonho com o dia em que eu veria meu nome estampado na revista Mergulho, mas não tinha caminhos pra entrar na redação, já que eu não tinha um curso de mergulho.

Certo dia resolvi lançar uma pauta para o editor da Mergulho, Zé Lucio, e meio que ele comprou minha idéia. A pauta era eu mergulhar e escrever sobre o curso básico. Encontrei com ele no evento da PADI, que aconteceu em São Paulo, e falei que encaminharia minha matéria.

Dias depois, ansiosa, mandei a matéria e fomos conversando. Até que um dia a Roberta, da revista, me ligou falando que era pra eu preencher a ficha cadastral, que era quase certeza de que sairia na próxima edição. Claro que eu chorei...

A minha ansiedade não permitiu mais esperar e encaminhei um e-mail para o pessoal da revista para saber se iria sair ou não a matéria, daí que veio a frase que me perseguiu de alegria e ansiedade por dias “JÁ TA NA GRÁFICA, FLÁVIA”. Era essa frase que queria ler por muitos anos e, claro, tornei a chorar.

Ontem, na hora do almoço veio a felicidade plena. Fui até a Saraiva e bati o olho na prateleira que a Mergulho fica “escondida”, comecei a tremer na hora. Abri desesperada a revista e lá estava ela, a primeira matéria da revista, no “Planeta Água”. Não me seguirei. Lágrimas correram o meu rosto e fui correndo contar para a Tari, que trabalha comigo. Foram segundos de muita felicidade de alívio. As minhas fotos estavam todas lá, três páginas com a minha experiência e na revista dos meus sonhos. E escrito “texto: Flavia Tartarella”! É indescritível a sensação de êxtase. Depois de contida, liguei pra minha mãe e Andre para contar a novidade e depois pra minha irmã e Uxa. Comprei um exemplar (mesmo sendo assinante), para dar ao meu pai de Dia dos Pais e não parei de namorar aquelas páginas o dia todo. Toda vez que olho a capa da revista (se tivesse saído na capa aí sim, eu iria surtar, mas não mereço tanto...) dou uma risadinha de canto de boca.

Agora, mais do que nunca, tenho certeza de que eu posso conquistar meus objetivos e ir atrás de um grande sonho vale a pena, mesmo que seja só por alguns minutos de leitura ou um mês nas bancas...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Já tá na gráfica, Flávia!

Essa frase está na minha cabeça desde o dia 27/07. Todos os dias penso nela, infinitas vezes, sempre com um sorriso no rosto.

O primeiro passo para um grande sonho está prestes a se concretizar. Essa semana, espero!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Disque-Ambiente

Você sabia que existe um número da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que recebe denúncias contra o meio ambiente?

Pois é, existe! O número é 0800 11 3560, e a ligação á gratuita. Entre os meses de maio e junho a SMA recebeu quase cinco mil ligações, sendo que mais de 50% foram a respeito de informações sobre legislação ambiental. O contato também pode ser feito para denunciar o corte ilegal de árvores, denunciar veículos poluidores, o tráfico de animais e a ocupação irregular.

Vamos colaborar e gastar o dedo com uma coisa importante.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Acreditar

Eu acredito nas pessoas. Acredito em um mundo melhor, sem guerra por terras, por alimento, por armas, por espaço físico e pelo espaço em si.

Acredito que todos vão ter consciência de que o planeta precisa de nós e que só nós podemos ajudar a Amazônia a não sofrer tanta devastação, ajudar não jogando lixo nas ruas, evitando assim, enchentes desnecessárias, ajudando os animais silvestres permanecerem no seu ambiente, não comprando tais belezas nas margens das rodovias ou em qualquer lugar sem certificação.

Eu acredito que os sonhos de um mundo melhor e mais justo com a natureza se realizam! O meu está se realizando...

terça-feira, 21 de julho de 2009

OPA!

Descobri o site da Organização Para Proteção Ambiental (OPA) e achei bem interessante. Nele os amantes por natureza, ou por uma vida melhor, podem encontrar notícias, sugestões, curiosidades, biblioteca, fotos entre outros. Vale a pena conferir e se juntar a uma causa ecologicamente saudável, mesmo que seja recolher o lixo reciclável da sua casa...

O endereço do OPA é www.opa.org.br

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Amazônia pode ter o dobro de espécies de pássaros do que se pensava

Li essa matéria no Globo Amazônia (site que todos deveriam visitar, pois é muito interessante) e achei incrível! Esse é mais um motivo para lutarmos a favor da preservação da grande floresta.

Cantos diferentes revelam que aves 'iguais' são de espécies distintas.

Ouvindo passarinho nas matas da Amazônia o pesquisador Mario Cohn-Haft, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) fez uma descoberta que pode mudar muito o que se conhecia sobre as aves da região. Ele percebeu que pássaros muito parecidos visualmente, considerados da mesma espécie, tinham cantos bem diferentes. Analisando o DNA dos animais, Cohn-Haft chegou à conclusão de que eram espécies distintas. “Em geral, quando há uma diferença de voz, há uma diferença molecular”, afirma.

A descoberta é uma reviravolta na catalogação das espécies amazônicas. Atualmente, há cerca de 1.300 pássaros conhecidos na região. Considerando as primeiras pesquisas já realizadas, que chegaram a desmembrar uma só espécie em oito novas, o pesquisador calcula que o número de passarinhos na Amazônia poderá chegar a 3.000. “A previsão é de que mais que dobre o número de espécies sem que nenhuma nova espécie seja descoberta”, afirma, lembrando que os pássaros novos serão identificados a partir de animais já conhecidos.

A nova biodiversidade encontrada por Cohn-Haft está escondida principalmente em pássaros pequenos, que vivem em matas fechadas de terra firme. Para não confiar apenas nos ouvidos na hora de estabelecer a diferença entre os cantos dos animais, o pesquisador usa programas de computador que analisam a melodia emitida pelos bichos.

O cientista prevê que sejam necessários muitos anos para conseguir pesquisar mais de 1.700 novos tipos de aves. “O trabalho é caro e lento. Nossa grande preocupação é se o homem vai destruir em um ritmo mais rápido [essas novas espécies] do que estamos descobrindo”, alerta.

Por: Iberê Thenório

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A tranquilidade

Depois de dois dias de chuva na praia o sol resolveu dar o ar da sua graça. Não que fosse forte, ou que precisasse de protetor, mas o sufuciente para ir à praia e contemplar o mar.

Como tipica paulistana, vesti meu moletom mais confortável (com um biquini por baixo, afinal a esperança é a última que morre) e às 11 horas estava sentada na pedra. Fiquei por lá quase duas horas. Sozinha, com a presença de vários surfistas lá em baixo, alguns caranguejinhos nenês e muitas cracas e filhotes de marisco nas pedras abaixo. Levei minha Mergulho e fiquei ali. Ora lendo, ora contemplando as ondas, ora de olho fechado curtindo o sol e o som do mar.

Como essa sensação é boa. É indescritível. Quando percebi, estava olhando os mini siris e de repende estava com os olhos cheios d'água. Muito bobo, muito singelo, muito bonito. Tinha algumas coisas me perturbando no momento, mas ficar ali, parada, pensando e me investigando, só olhando o mar, apaziguou meus pensamentos. Me entendi, me fiz entender. Compreendi algumas coisas.

Não contente com o momento somente meu, desci da pedra e fui sentar um pouco na areia. Andei um pedaço na beira d'água até um pedaço de sol e não me importei com as ondas batendo na barra da calça. A sensação era muito melhor do que a calça molhada e pesada.

Duas horas sentada na areia, contemplando os surfistas, as pessoas e o ambiente do entorno foram suficientes para eu me renovar, pensar, me acalmar e agradecer por poder ter tudo isso.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Eles não são uns assassinos frios e calculistas

Desde que o fantástico Steven Spielberg filmou o filme Tubarão, em 1975, o temor por um dos animais mais belos e importantes do planeta foi crescente. Mas será que esses animais são esses assassinos frios, calculistas e tão sem coração assim?

Claro que não. Os tubarões não querem morder a perna de um surfista por pura diversão. Eles não pensam "Olha lá o surfista, vamos tirar uma com a cara dele e arrancar sua perna..." Eles apenas acreditam que aquela pessoa no mar é um alimento. Não é maldade, eu posso garantir. As mais de 400 espécies de tubarão podem também atacar por se sentirem ameaçadas, mas isso qualquer ser vivo faz. O ser humano por exemplo mata por muito menos que isso...

Agora, uma coisa é certa. A destruição e poluição dos oceanos está acabando com o equilíbrio do meio em que estes incríveis animais estão inseridos. As construções de portos sem estudos prévios, a poluição desenfreada, a pesca excessiva entre outros fatores, como o próprio finning está destruindo populações de tubarões que servem para controlar a vida marinha e equilibrar o meio ambiente.

Nas últimas décadas houve uma queda de 80% na população dos tubarões e mais ou menos 100 milhões são capturados todo ano. O meio ambiente não dá conta de repor esses exemplares retirados e inserir novos para controlar e equilibrar o meio ambiente.

Da próxima vez que comer um cação lembre que ele é um tubarão e que ele é necessário para que o equilíbrio marinho possa permanecer e não incentive a prática do finning ou de qualquer outra maneira de captura dos animais selvagens.
Foto: Daniel Botelho

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sonhos realizados

Algumas vezes percebemos que, enfim, nossos sonhos começam a se realizar. E essa sensação é muito boa. Não importa o que deseja, se quer muito, do fundo do coração, pra sempre e de um jeito puro, as coisas acontecem. Mais cedo ou mais tarde. Posso dizer que meus sonhos começam a se realizar. Estou percebendo que as coisas estão entrando nos eixos e poderei dar a minha contribuição ao meio ambiente.

Comecei com um curso de oceanografia na USP, depois com esse blog, e agora me sinto como uma criança que engatinha e depois de um tempo começa a andar. A sensação é ótima. Por menor que seja e mesmo sem minhões de seguidores, sei que alguém, algum dia, poderá ler minhas palavras e refletir sobre a contribuição que dá para um mundo melhor, menos poluído e mais harmonioso entre homem e natureza.

Sem perceber, fazendo pouco já fazemos muito. Eu faço a minha parte e se possível, dentro de pouco tempo poderei fazer mais...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cidade maravilhosa

Pão de Açucar

Pela primeira vez visitei a cidade maravilhosa. Estive hospedada em Copacabana e o que pude perceber é que os cariocas amam a praia. Eles cuidam sabe? Não vi nenhum lixo no chão ou na areia e tinham vários carrinhos de gari espalhados pelas areias brancas.
O mar bravo, com ondas fortes, fazem com que a vista fique ainda mais bela, e dá um certo ar de mistério à praia. É uma pena somente que existam tantas favelas, ou comunidades como eles chama, no Rio. A poluição visual que elas provocam e a falta de higiene próximo à elas é algo desconfortável. Tudo bem que fiz só um bate-volta, mas deu para capturar a essência do lugar.

O Rio é, realmente, uma cidade maravilhosa, mas como toda cidade brasileira, ainda tem muito chão pela frente no quesito meio ambiente.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Câmara aprova projeto que prevê rastreamento bovino

A Câmara aprovou projeto que prevê o rastreamento do gado brasileiro. A ideia é acompanhar toda movimentação e manejo dos animais desde o nascimento até o momento do abate.

"Vamos saber desde a propriedade onde o boi nasceu até onde ele foi abatido", explicou o líder do governo Henrique Fontana (PT-RS).De acordo com ele, os pequenos produtores farão, inicialmente, a rastreabilidade de seu gado por métodos mais simples, como o que marca a fogo o couro do animal.Grande produtores poderão, futuramente, instalar chips em seus animais. "É o GPS do boi", disse.

A proposta segue para análise no Senado.

Fonte: UOL

Varrer calçada é com a vassoura!

Sempre volto do trabalho de trem e ônibus, mas hoje, com minha mãe doente, tive que levar meu irmão na escola e vim trabalhar de carro. No caminho vi uma coisa que me deixou muito feliz, daí eu provo como fico feliz com pequenas e singelas coisas. Pude observar, em um percurso de quase 17 quilômetros duas mulheres varrendo as respectivas calçadas com vassouras! Isso é uma coisa maravilhosa! Já que a maioria das pessoas têm preguiça de pegar a magrelinha e fazer um exercício...

Claro que é bem mais fácil pegar a mangueira e fazer valer a lei de esforço zero, mas fiquei muito feliz por presenciar essa cena rara.

Na minha rua tem uma senhorinha que sempre varre a calçada com a mangueira, mas nunca tive coragem de repreendê-la. Primeiro porque acho meio invasão de privacidade. Faço uma cara feia, de desaprovação, mas não falo nada. Segundo por que ela é carrancuda, mal humorada e tem cara de bruxa. Vai que ela me bota um feitiço...

Brincadeiras a parte, é importante ter em mente que varrer qualquer lugar, pode ser a calçada ou o quintal, com a vassoura faz bem para o corpo e para o meio ambiente.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Desperdício

Nossa, como americano desperdiça! Eu já sabia disso, mas, mais uma vez tive a comprovação.

Passei o feriado pra quelas bandas e fiquei horrorizada com o descaso no hotel em que estava. Claro que não pedi para trocarem minha toalha todo dia (mesmo com a desaprovação do André), mas o que mais me chocou foi que a torneira da banheira ficou com um filete de água escorrendo sem parar. Chegamos na quinta a noite e saímos no domingo de manhã e aquela água lá, jorrando ralo abaixo. Eu pedi para verem e tentarem consertar, mas nada foi feito. Imagine quantos dias aquilo já estava lá antes de eu chegar, e quantos dias a mais a mesma torneira ficará com aquele filete d'água escoando esgoto abaixo. Isso me deixou tão irritada que nunca mais quero voltar àquele hotel.

E não é só isso. Com a comida também rola o desperdício. Os refrigerantes são gigantescos (acho que não existe pequeno...). Tudo bem que estava um calor do inferno, mas é muito refrigerante, mais do que consuminos aqui. A comida também é exagerada. Tudo lá é exagerado. Mas não vou reclamar disso, é a cultura do país e não temos como modificar essas coisas.

Mas em alguns lugares as coisas já estão sendo mudadas. No parque da Disney chamado Animal Kingdom os canudos são reciclados e em todos os parques Disney os guardanapos também, além de ter um lixo separando os copos e as garradas para reciclagem. Isso pode não ser muito, mas já é um começo... A terra da magia e do encanto começou a fazer sua parte.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Uma terça feliz

Tenho certeza de que minha terça-feira será maravilhosa! Acordei e fiz uns 5 minutos de yoga, minha nova prática de relaxamento e atividade física, depois levei meu irmão para a escola e vim trabalhar. O quase nada de trânsito já era um sinal, o dia seria bom. Quando cheguei no trabalho a felicidade de concretizou. Um e-mail. Somente isso para me fazer sorrir e até chorar de felicidade, literalmente. Ainda bem que eram 7h40 e não tinha ninguém ainda na agência. Será que finalmente estou no caminho certo? Que meus sonhos vão se concretizar? Eu sempre soube que o esforço, correr atrás e a vontade são básicos para chegar lá, mas eu juro, não esperava que fosse assim. Esperei tanto por esse momento e agora ele apareceu e tudo está ótimo.

Pode ser que eu caia mais pra frente, que não dê certo, mas só essa felicidade do começo já está recompensando. Obrigada a todos que fizeram essa felicidade se instalar em mim. Agora eu tenho certeza de que posso fazer a diferença no mundo. Não tenho a pretensão de ser nenhuma Van Gogh, Einstein ou Jacques Cousteau, mas sinto que posso ajudar o meio ambiente. Estou realmente chegando onde quero e espero finalmente cruzar a linha de chegada e fazer pelo menos uma pessoa, nem que seja a minha família, mudar seus hábitos horrendos contra o meio ambiente.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Hoje comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ONU criou a data em 1972 para tratar de causas relacionadas ao ambiente, conhecida como Conferência das Nações Unidas - que reuniu 113 países e mais de 250 ONGs.

É importante lembrar que o dia nunca foi muito divulgado fora das comunidades ligadas a saúde do planeta, mas que agora, com toda essa reviravolta que estamos vivendo, as pessoas estão dando um pouco mais de valor ao verde, a água, ao ar e ao que nos rodeia e norteia.

O Brasil diz que tem ações a favor da causa desde 1974, mas percebe-se que não muita coisa foi realmente feita. Temos que cobrar das autoridades o não desmatamento da Amazônia, o compromisso com saneamento básico e educação do povo.

Toda a educação começa em casa, por isso, para respeitar esse dia repense nas atitudes tomadas, apague as luzes, feche as torneiras, não jogue lixo na rua, não varra a calçada com a mangueira.

São atitudes simples que ajudam muito!


quinta-feira, 4 de junho de 2009

PADI Dive Festival

Nesse final de semana a PADI Brasil vai realizar um evento muito legal para os amantes do mar, e para os aspirantes também. O PADI Dive Festival vai reunir, no Senac de Santo Amaro, workshops e palestras sobre vários assuntos, com a presença de grandes empresas de mergulho, lojas, empresas de turismo etc.

Quem curte o underwater vai adorar. Eu já me programei para assistir umas palestras.
http://www.padibr.com.br/default1.aspx

terça-feira, 2 de junho de 2009

Welcome winter!

Agora é pra valer, o frio chegou! Essa madrugada em São Paulo foi bem fria e dormi de meia, moletom e dois cobertores. Valeu a pena. O ruim foi o antes, a preparação para o banho. Nossa, como é difícil tirar a roupa para entrar no chuveiro. Posso dizer que eu sofri um pouco, mas depois todo o meu sofrimento foi abrandado com uma boa ducha de água pelando, aquelas de deixar o corpo vermelho de tão quente.

Minutos mais tarde - claro que demorei o mínimo possível mesmo contra a minha vontade e anseio de nunca mais sair debaixo daquela cachoeira quentinha - me preparei psicologicamente para a segunda pior parte do banho, sair dele!

Respirei fundo, me concentrei e lembrei que meu dia tinha sido bom, que tomei decisões importantes para a minha vida, e que demorar no banho vai contra os meus princípios - isso que realmente me fez sair... - e saí.

Nossa, que mega, master, blaster, tera, uber frio, mas beleza. Depois a terceira parte temida, passar o hidratante... Essa é cruel! O que eu mais queria naquele momento era começar a cultivar minha futura frieira, e colocar bem rapidinho minha meia mega quente trazida diretamente de um super frio americano, mas eu resisti. Passei meu creminho e então me troquei.

Se as estações ficarem como devem ser, essa será a minha rotina até agosto. Espero que seja...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Feche a torneira

Eu decididamente odeio entrar no banheiro do trabalho quando tem gente. E vou falar o motivo, antes que eu seja tachada de anti-social, coisa que, por sinal, não sou nem um pouco...

Toda vez que entro no recinto, ou a maioria das vezes, que tem alguém eu fico nervosa. Mas nervosa MESMO! Será que eu sou ligada demais ao meio ambiente? Algumas meninas fazem exatamente o contrário que todas as campanhas e dizeres e me dá uma vontade insana de dar uma chacoalhada nelas.

Umas escovam os dentes com a torneira aberta, jorrando água abaixo e outras matam umas 300 árvores só para enxugar as mãos. Meu, o que custa fechar a torneira?? É difícil? Precisa de alguma inteligência especial para tal fascínio? Acho que a educação mesmo, ou a falta dela. Pode ser também a falta de respeito com o meio ambiente e com as pessoas que habitam o planeta. Estou em duvida agora. Outras precisam de umas quatro folhas de papel para enxugar as mãos. Se eu consigo com apenas uma por que elas não? Eu sou especial? Paciente para utilizar todo o papel seco da folha? Eu realmente quero um mundo melhor do que elas?

A resposta eu nunca saberei. Mesmo por que não tenho tanta intimidade com elas como tenho em casa, pra virar e soltar um “se liga, olha a barbaridade que está fazendo”! Só espero que um dia elas entrem em sintonia com a natureza e perceba que cada um pode fazer a sua parte para um melhor convívio.


Ps- Feche a sua torneira e não gaste muitas folhas de papel para enxugar as mãos. Pacientemente tente usar somente uma, utilizando todos os espaços secos. Você verá que é possível...

domingo, 24 de maio de 2009

Foz do Iguaçu

Com certeza Foz do Iguaçu ficará para todo o sempre como um dos lugares mais lindos que eu já fui. Lá é sensacinal! Lindo, esplendoroso, magnífico, maior!
Antes de irmos (Eu, André e Fernanda), vimos na televisão falando que as cataratas estavam baixas, sem água. É claro que ficamos super tristes, mas não tinha mais como trocar a passagem, era essefinal de semana ou era esse final de semana.
Chegando lá a surpresa foi mais do que recompensadora. Muito lindo, de morrer, de tirar o fôlego e o olho ficar cheio d'água! Até rapel eu fiz!
Os passarinhos, os quatis, o pica-pau, as inúmeras borboletas fazem de Foz um lugar mais do que especial. O deixa incrível!
Sempre queremos conhecer o mundo, viajar à Europa, Nova Zelândia, Estados Unidos... Mas não conhecemos nosso próprio país. Vale a pena conhecer as belezas e maravilhas do solo brasileiro e se encantar pelo o que temos!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Agora é oficial!

Esses são meus novos amigos mergulhadores! O check out foi feito no feriado de 1º de maio em Ilhabela, litoral norte de SP. A visibilidade estava péssima, algo em torno de 5 metros, não conseguia manter a flutuabilidade e nada de ver peixinhos nos primeiros dois mergulhos. No domingo foi melhor. os belos 7 metros de visibilidade e uns peixinhos aqui, uns corais ali e uma estrela do mar.

Essa foi a primeira foto tirada depois de "checkada". Agora posso preencher meu logbook e me declarar uma mergulhadora! Uma etapa do meu sonho foi realizado! Agora é só cair na água!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Campanha xixi no banho

Alguém já viu essa campanha? Eu a conheci bem antes de sair no Jornal Nacional ou em propagandas de televisão. Há algumas semanas aqui no trabalho só se falava disso. Passou pela agência inteira o link com o site. Eu adorei! E faço parte da campanha!!! Até repassei a algumas pessoas para ver se incentivava a começar a fazer xixi no banho.

Para os menos avisado vou falar um pouco do que se trata. A SOS Mata Atlântica lançou o Xixi no banho, uma forma de alertar os benefícios de praticar esse ato. É bom lembrar que é só líquidos, ok?! Pois bem, logo que você entra no site (http://www.xixinobanho.org.br/) perguntam seu nome e se você faz xixi no banho, depois vem a resposta das pessoas e o site explica porque fazer xixi no banho faz bem. O maior desperdício de água vem da piscina e depois da privada, ou seja fazendo um xixi por dia no banho, você economiza 12 litros de água, ou seja, ajuda a preservar o meio ambiente. Imagine agora moram quatro pessoas na sua casa, isso é uma economia de 48 litros por dia, 1.440 litros por mês! Isso só de descarga!!!! Também tem que ser um pouco razoável, e não ficar meia hora pensando embaixo do chuveiro, agilidade é tudo!

Não é preciso ficar 40 minutos embaixo d'água pra falar que está limpo! O processo é rápido, seguro e indolor. Abre a torneira, se molha fazendo xixi, desliga a torneira, ensaboa o corpo, liga a torneira e se enxágua. Qual o mistério? E a dor? Pra quê meia hora nisso? Vamos pensar no bem do planeta e que pequenos gestos pdem ajudá-lo.

Faça parte da campanha da SOS Mata Atlântica e faça seu xixizinho no banho. Eu já ajudo a campanha, e você?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bom final de semana

Me guarde em seu travesseiro, na sua memória e em seu coração.
Me cubra como a um filhotinho, sem negar proteção.
Me regue como a uma flor na seca, que precisa de carinho.
Cuide de nossas florestas como cuida de seus filhos, sobrinhos, amigos e netos.
Não maltrate um animal na rua, ele pode ter uma história de vida triste.
Ajude alguma instituição ambientalmente correta, ou comece a fazer pequenas coisas em casa.
REDUZA a quantidade de alimentos, consumo e lixo produzido.
REUSE tudo que puder.
RECICLE tudo o que usar.

Tenha um bom final de semana

terça-feira, 12 de maio de 2009

O corpo do avião é verde

Continuando a saga de Brasília, descubri que a cidade é como se fosse um avião (já havia escutado isso antes, o tal plano-piloto, mas acho que nunca realmente me interessei pelo assunto). O corpo do avião é onde ficam os ministérios, o Itamaraty, o senado, bla bla bla, mas o mais interessante é que no corpo está um gramado enorme, que vai de uma ponta a outra. Uma coisa bem legal é que esse gramado está sempre bem cuidado, com as árvores bonitas, cheias de flores e folhas, a grama aparada e flores. Muito bonito de se ver. Tudo bem que as manifestações acontecem por ali e os fanfarrões armam as suas barracas (sem trocadilhos por favor) bem em cima daquela grama verdinha e bem cuidada, mas faz parte não é?! Afinal, se na capital da república não tivesse nenhuma manifestação eu estranharia...

O que eu fiquei bem contente de ver e de saber é que aqui a cidade é limpa (tirando os ratinhos próximos aos ministérios que comem o resto de comida das pessoas...), mas se bate o olho não dá pra perceber. Não se vê lixo pelo chão, mas se vê muitas pixações. Percebe-se que as pessaos tomam cuidado com o lugar onde moram, que respeitam os jardins e que realmente isso importa para elas. É importante elas cultivarem os gramados (tudo bem que quem cultiva é o governo), mas percebe-se que pelo menos lá o cuidados com essa parte funciona. Pode ser por que é o cartão-postal da cidade e que cobre toda a parte nobre do distrito federal e que ficaria horroroso se fosse um matagal... Isso não me importa. O que importa foi a boa impressão que me causou. Gostei de lá e quero voltar. Já fiquei sabendo até de umas cidades próximas que tem cachoeiras, trilhas.....

terça-feira, 5 de maio de 2009

Brasília

A primeira vista Brasília não tem nada demais. Tirando que logo que desci do avião dei de cara com a Erundina.. Tudo bem, susto passado... Não posso dar mais informações a respeito da capital federal, mas o pouco que vi pude perceber o DF tem várias árvores.
Vou analisar mais a respeito e aviso, mas já posso adiantar que eu gostei.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ilhabela

Nossa, como eu estou cansada. Um trapo. Um farrapo, mas valeu a pena.
Neste feriado fui pra Ilhabela, no litoral norte de São Paulo para fazer o batismo, o check out do curso de mergulho.
Mesmo sem ver nada, chovendo e em alguns momentos passando um tremendo frio valeu a pena. Mais uma vez pude constatar que lá é maravilhoso, um lugar acolhedor e tranqüilo. A única coisa ruim são os borrachodos... rs

Adorei as novas amizades que fiz, adorei mergulhar, percebi que pequenas coisas, como um pôr-do-sol, uma praia, uns peixinhos, uma cerveja com os amigos me fazem feliz.

Com o passar dos dias vou contando umas peças da viagem.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dificuldade de se libertar

Ontem quando desci as escadas para esticar as pernas um pouco e tentar melhorar a intensa dor de cabeça que sentia dei de cara com dois caras que trabalham comigo fissurados olhando em um ponto. Quando me aproximei foi amor a primeira vista. Era um casulo com uma borboleta dentro tentando sair.

Era muito estranho, por que até um dia anterior não tinha reparado que ela estava ali e de repente ela estava tentando se libertar daquele aperto que tinha se tornado a vida dela. Ficamos os três ali, admirando, olhos fixos grudados no casulo, percebendo os movimentos daquele corpinho frágil, pindurado por um fio fino, de seda (eu acho), balançando de um lado para o outro.

É interessante como fatos como esse, casuais para uma borboleta, são fascinante para nós, os humanos selvagens em uma selva de pedras. Como uma coisa tão simples pode se transformar em algo tão emocionante. Eu juro, parecia uma criança na Disney.

Essas coisas me fazem pensar... Nós também lutamos, diariamente, para nos libertar. Libertar de um castigo, de uma obsessão, de uma falha. Nos libertar de preconceitos, de manias, manhas, tensões, de nós mesmos. E sempre temos o que reclamar.

Nunca pensei se uma borboleta azul cintilante, amarela ou marrom é triste. Elas estão sempre belas, voando, encantadoras. Estão sempre atrás do objetivo delas, encontrar alimento para saciar a fome e vontade mementânea. Não são gulosas, egoístas, não procuram derrubar outras borboletas para conseguir o melhor néctar, além de alegrar as nossas vidas.

Foi muito bom deparar com ela ontem, para perceber que as lutas fazem parte do crescimento e amadurecimento. Espero que ela esteja bem, voando por aí.

domingo, 26 de abril de 2009

Uma flor

A mais bela das flores eu guardei pra você. Num dia ensolarado você parece triste, só. Para te agradar resolvi escolher uma flor cheirosa, linda, atraente e encantadora, assim como você. Você melhora meus dias sombrios, escuros e chuvosos. Quando te vejo ganho uma flor, e o brilho dos meus olhos são mais perceptíveis ao seu lado. Com você não há tempo para mal-me-quer.

Na praia, em São Paulo, embaixo d'água, no céu. Onde quer que eu esteja você está junto. Em meu coração e pensamento. Por isso te entrego uma linda flor. Que não precisa ser rosa, cravo e nem orquídea. Pode ser uma simples, meio desconhecida e não tão famosa, quanto essa que te ofereço, mas você sabe que são as coisas mais simples e inesperadas é que estão os verdadeiros gestos de amor, fraternidade, cumplicidade e paz. Isso é eterno, assim como nós!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Menos carne

Está na hora do almoço. Estou com fome. Não sei o que quero comer.
Minha barriga indica que precisa de alimento e sempre fico com a mesma dúvida: "O que quero almoçar hoje?". Como almoço todos os dias da semana no shopping essa dúvida me aflinge. Tem muita opção. Odeio tanta opção. Mas uma coisa é certa. Estou tentando diminuir a quantidade de carne consumida.

Tudo bem que ontem eu fui no Outback e comi AQUELE RIBS, mas beleza, ontem foi ontem... Bola pra frente, pensamento de hoje "NÃO COMA CARNE MAIS DO QUE O NECESSÁRIO". Mas quanto é o necessário? Duas vezes por semana? Uma por mês, nenhuma nunca na vida ever?

Sou carnívora, amo uma picanha na churrascaria, um filé mignon da minha mãe, estrogonofe, bife acebolado... hum... é melhor parar, meu estômago já está doendo.

Tenho que ter em mente que o gado produz muito CO2, prejudicial para a natureza. Só isso fará eu diminuir a quantidade de carne.

Será que consigo?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Feriado em São Paulo

É impressionante como a cidade está maravilhosamente calma hoje. Não fui viajar por que trabalho, e como tenho um compromisso a noite, resolvi vir de carro.

Saí de casa uma hora antes do meu horário de trabalho e parei para colocar alcool no meu carro. Saí do posto às 7h45, crente que iria pegar aquele trânsito da cidade. Me enganei. Andei 20 quilômetro em menos de meia hora. Impressionante. E o melhor de tudo é que da pra sentir que o ar da metrópole está melhor. Mais "respirável".

Acho que adoro os feriados não por que não vou trabalhar e vou pra praia, mas por que a cidade fica com o ar melhor, além do trânsito menos caótico, claro.

A única coisa que me preocupa nessas datas é que todos os paulistanos descem a serra, eufóricos por calor, praias, mar, cerveja, frutos do mar... E esquecem de pensar no lixo produzido por eles. Peço mais disciplina nessas horas. Leve até uma lixeira seus resíduos e mantenha a praia limpa, para que da próxima vez que descer a serra a praia continue limpa, com a bandeirinha verde e relaxante

terça-feira, 14 de abril de 2009

Mais atenção ao que jogamos no mar

Li que uma tartaruga de 200 quilos engoliu isopor e por isso não conseguia mergulhar. O corpo estranho foi expelido e ela conseguiu voltar à ativa. Mas fica a pergunta: O que um pedaço de isopor estava fazendo no mar?

Pois é, é inquietante. Como adoradora do meio ambiente e, principalmente, dos animais marinhos, fico intrgigada em como muitas pessoas não estão nem aí para a natureza. Eu realmente acredito que eles pensam que jogar um pedaço de plástico na rua, enterrar bituca de cigarro na areia, despejar sofás nos córregos nao trazem nenhum mal a sociedade, e consequentemente a eles mesmos. Será que eles não pensam nem um pouco? Ou será que acham normal as enchentes? Conheço algumas pessoas que sujam com a brilhante ideia de que se não sujarem os garis não terão o que limpar. Pensamentozinho medíocre.

Temos que nos policiar, jogar lixo no lugar certo, separar o material que pode ser reciclado, cuidar no ambiente e amar o lugar onde vivemos, por que o fim dos tempos podem vim em duversas formas...

terça-feira, 31 de março de 2009

Escolha

Era fim de tarde, seis e pouco, e eu abarrotada com mais umas 200 pessoas em um vagão de trem. Estou espremida entre a porta e a moça na minha frente. Agradeço por ter conquistado esse precioso espaço naquela ocasião. Mas nem tudo é tão ruim quanto parece. Estou em um trem com ar condicionado e troquei os sapatos de salto por uma rasteirinha. Não consigo nem abrir o que trouxe para ler. Se conseguisse, com certeza, o tempo passaria mais rápido.

Quando estou esgotada me lembro que ainda falta o trajeto de ônibus e o pedaço caminhando. Claro que esse sofrimento me faz lembrar que meu carro esta em minha garagem paradinho, só esperando para ser usado. Essa lembrança aperta meu coração. Daí vem em minha mente o motivo da não utilização do automóvel: EU ESCOLHI não ir para o trabalho de carro. EU ESCOLHI ajudar o meio ambiente com um veículo a menos nas ruas. Essa é a minha contribuição, minha parte. E a resposta, que fico repetindo o caminho inteiro, apazigua o meu coração e me deixa orgulhosa de mim mesma.

sábado, 28 de março de 2009

É HOJE!

Hoje, às 20h30 é a HORA DO PLANETA. Apague as luzes da sua casa, escritório, jardim, hall de entrada, restaurante.... Para mostrar que se preocupa com o aquecimento global e planeta.
Faça sua parte.

terça-feira, 24 de março de 2009

Faltam apenas quatro dias

Estamos chegando perto do dia em que todos poderão mostrar, em apenas uma hora, que se imporram com o Planeta Terra! A Hora do Planeta, ou Earth Hour como é chamado em inglês, acontecerá no próximo sábado, às 20h30.

Por uma hora (60 minutos) a WWF pede que as pessoas desliguem suas luzes e façam um protesto contra o aquecimento global. Uma maneira de mostrar o amor e apego com a Terra-Mãe.

Muitos governos e pessoas famosas aderiram ao ato simbólico. São Paulo apagará luzes de espaços imponentes, como a ponte Estaiada, Lenine também apoia o projeto e Sydney, para não prolongar a lista.

Não doi, não mata, não deixa entediado. Pense no bem maior, o bem do planeta e mostre que você também se importa. Apague as luzes, acenda uma vela, leia um livro, converse com amigos, se quiser até discuta a relação, mas mostre o seu amor por nosso planeta e que do jeito que está não pode ficar. Seja mais um nessa campanha. Eu estarei com as luzes apagadas...

domingo, 22 de março de 2009

22/03 - Dia Mundial da Água


Hoje, dia 22/03, é comemorado o Dia Mundial da Água, portanto venho nesse humilde espaço solicitar a todas as pessoas que tenham um pouco de juízo, bom senso e espírito de coletividade, e que cuidem melhor deste bem tão precioso, caro e finito.

Sem água ninguém sobrevive, e não é por que o Brasil conta com 12% da água doce do planeta que podemos achar que ela nunca acabará e que podemos gastá-la sem pensar no amanhã.

Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, feche o chuveiro na hora de esfregar o shampoo e espere os três minutos do condicionador fazer efeito sem jogar água ralo abaixo. Há inúmeras maneiras de se economizar água, e se pensar direito não é nem economizar, mas sim não desperdiçar!

Pense com carinho no planeta e nas pessoas que o habitam. Cuide da água e assim, cuidará também de outro grande bem, o bolso!

quarta-feira, 18 de março de 2009

ABSURDO! IBAMA modifica quantidade de espécies em extinção

Na revista Mergulho deste mês saiu uma nota sobre o Ibama que me deixou perplexa!!!!

Todo ano o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, famoso Ibama, publica um livro chamado "Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção" que divulga as espécies que estão mais pra lá do que pra cá. Na edição, que contou com a pesquisa da Fundação Biodiversitas, foram registradas 472 espécies, mas o detalhe é o seguinte: NA LISTA ORIGINAL ESTAVAM UM GRUPO COM 1.495 ESPÉCIES!!!!! UM ABSURDO!

O que aconteceu com as quase mil outras espécies? Simplesmente não estão mais na listagem? Minimamente estranho...

Como eu também sou uma apaixonada declarada pelo meio ambiente, faço parte da campanha que busca explicações do governo. Para participar acesse www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3798 e divulgue essa notícia.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Leões de zoos europeus são libertados em reserva na África do Sul


Saiu na Folha de S. Paulo de hoje (16/03/09)

Eles nunca conheceram a vida selvagem. Agora, terão aulas de natureza em um santuário.

Leões que moravam em diferentes zoológicos europeus foram levados para uma reserva localizada na África do Sul.

De agora em diante, as leoas Bonnie, oriunda da Áustria, e Aurica, da Romênia, aprenderão a viver com seus novos companheiros.

Eles vão passar por um período de adaptação no santuário de grandes felinos Lions Rock, em Bethlehem.

Os animais -sete ao todo- terão um espaço maior para viver.

A ação foi realizada pela organização não-governamental Four Paws (Quatro Patas).

Dá até gosto de ver imagens de leões correndo ao ar livre, de volta a natureza e com todo o direito a liberdade. Ações como essa deveria ser copiada. Não somente com leões e mais próximos a nós, pássaros! Deixem os pássaros livres! Voando soltos, cantando e semeando a vida. Livres!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Eu não sou louca

Hoje o dia ficou nublado, mas o calor não deixou a cidade. A chuva caiu a sensação quente não ia embora. Será que ninguém percebe que isso é um reflexo do aquecimento global?
Não é possível que só eu perceba esse tipo de coisa, ou que somente eu seja louca suficiente para acreditar nisso.

Saiu na Folha que em 30 anos, quadruplicou a quantidade de calor que o Ártico capta. Isso não é loucura, invenção ou mentira, essa é a realidade e se não colocarmos o pé no freio, daqui 20 anos o continente gelado vai literalmente água abaixo. E a fonte não é um cientistazinho que não tem nada melhor pra pensar que realizou a pesquisa, mas a NASA, com fotos de satélite.

Será que não está na hora de rever os conceitos? Colocar em prática os famosos 3Rs? Para os mais desavisados, os 3Rs são: reduza, reuse e recicle. Coisas simples de se fazer, que não demanda técnica e nem habilidade, somente vontade e respeito ao meio ambiente.

Comece separando o lixo e entregando a postos de coleta seletiva, reuse suas coisas, os objetos e reduza a quantidade de banalidades adquiridas. Uma boa ação também é fazer parte do grupo da Hora do Planeta, apagando as luzes, às 20h30, no dia 28 de março. Não custa nada ficar uma horinha pensando na vida e no meio ambiente e curtindo a escuridão, e pode ter certeza de que seu bolso também agradecerá!

sábado, 7 de março de 2009

Esse paraíso merece permanecer intacto

Só é preciso uma visita a Fernando de Noronha para se apaixonar. É amor intenso, lindo, sem fronteiras e sem igual. O paraíso na Terra.

Não posso falar que é o lugar mais lindo do mundo, mas com certeza é o mais esplendoroso, magnífico e espetacular que já conheci.

Fui visitar esse encantado arquipélago algumas vezes e decidi que lá seria o lugar ideal para eu passar todos os dias da minha vida morando feliz. Poderia até aprender a ser dona-de-casa, cozinheira, administradora, qualquer coisa para permanecer por lá, mas acredito que lutar para deixar o mar de cor translúcida, as tartarugas, golfinhos e a incrível quantidade de animais vivos, livres e felizes é o que tenho como missão.

Quem nunca foi para Noronha, como é carinhosamente chamada a ilha, faça as malas! Uma vez nesse paraíso tropical para se engajar, lutar e sonhar pela permanência integral desse espetacular cantinho maravilhoso do planeta.

domingo, 1 de março de 2009

Declaração de amor

Ela está comigo há nove anos e meio. A primeira vez que a vi já me apaixonei. A partir de então passei a acreditar em amor a primeira vista. Eu tinha 14 anos e ela foi o meu presente pelo 15º aniversário que estava por vir. Ela era pequena, indefesa, frágil e quietinha. Parecia um ursinho de pelúcia, um animal indefeso e carente, que só dormia.

Conforme os meses e anos foram passando, ela foi crescendo e aquele bebezinho se transformou em um belo cachorro. Ela nunca gostou de outros cachorros, sempre implicou com todos, sendo maiores, menores, fêmeas ou machos. Mesmo com pit bull ela queria brigar, e até hoje ela não curte outros cachorros. Ah, ela também odeia galos, e para eles ela late sem parar. Cada canto do galo vem sempre seguido de um latido. E olha que ela não é de latir...

Adora brincar, correr atrás de bolinhas ou qualquer outro objeto que ela possa se divertir. Comer também é com ela mesma, bem gordinha para seu tamanho e idade, mas ela não está nem ai para isso, afinal a ditadura da beleza não se aplica em caninos.

Seus filhotes foram as coisas mais lindas do mundo, e mandá-los para outras famílias foi muito difícil pra mim, uma data com lembranças tristes e aperto no coração.

Mas sua vida não foi só de alegrias. Ela passou por três cirurgias, uma delas com erro da veterinária que insistiram que era muito boa. Castraram a cachorra sendo que ela tinha uma pedra na bexiga. Pedra que quase acabou com sua vida. Há pouco tempo descobrimos nódulos em todas as tetinhas dela, ou seja, mesa de cirurgia que retirou toda a sua cadeia mamária. Ainda querem retirar o outro lado, mas com certeza vou procurar outras opiniões, por que ela sofreu muito nesta cirurgia e não é mais nenhuma mocinha para ficar se submetendo a essas peripécias cirúrgicas.

Agora ela está ótima. Mesmo com toda a preguiça que ela tem (acho que é por causa da idade um pouco avançada) ainda brinca como louca, come sem parar e anda mais de um quilômetro (quando ela se sente motivada, senão ela senta no meio da calçada e não há Cristo que a faça andar).
Não posso deixar de mencionar também que ela é teimosa, obedece quem e quando quer, faz pirraça e adora correr na chuva, principalmente se tiver tomado banho na semana, o que me deixa super irritada, por que ela faz de propósito, tenho certeza...

Ela é especial, é minha filha. Por ela faço tudo. Durmo no chão, no sofá, acordo de madrugada, seguro na hora da vacina, enfio a mão dentro da goela, limpo as sujeiras, brigo, alimento e brinco. Ela é meu maior amor, um amor incondicional, incontável e inabalável. Acho que esse é o sentimento de mãe. E só de pensar que um dia ela irá morrer meus olhos já se enchem de lágrimas. Ela é muito importante para eu conseguir pensar na vida sem essa cachorra que esteve ao meu lado nos momentos de alegria, brigas e choros. Ela me entende, me consola com o olhar, me alegra e me enche o coração de um sentimento puro e simples.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Uma pessoa faz a diferença

O que faz pessoas ajudarem a natureza?

Me fiz essa pergunta depois de ler que voluntários ajudaram cerca de 200 golfinhos que estavam encalhados em uma praia nas Filipinas a sobreviver. Será que é pena de ver os bichanos morrer? Será culpa por estar matando o planeta e essa seria uma forma de se redimir? Seria compaixão? Seria amor pelo próximo? O que faz pessoas sairem de suas casas para ficar horas dentro do mar auxiliando biólogos e pescadores a retirar os pobres e indefesos golfinhos dos bancos de areia?

Os golfinhos nem se lembrarão de qualquer um que os tenha ajudado, mas acredito que serão eternamente gratos por esses estranhos de duas patas terem se mobilizado e feito com que eles pudesses voltar alegres e contentes para a imensidão azul. Isso prova que uma pessoa faz a diferença no montante.

Não importa o que moveu os voluntários, o que importa é que esse gesto mobilize mais e mais pessoas e que todos, por pelo menos um dia, possa fazer algo bom para salvar a natureza.

Minha sugestão para a ação é o amor maior e incondicional que o ser humano ainda consegue expressar por espécies tão lindas, carismáticas e inteligentes como os golfinhos. Que esse gesto se espalhe, como uma epidemia de bondade.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Durante o carnaval, não abuse da natureza



Para todos que vão viajar nesse feriado de carnaval, aproveitem! Mas com responsabilidade ambiental.

Não custa nada não tomar um banho rapidinho (pense que quanto maior o tempo gasto debaixo d'água, menos vai se divertir), se jogar um monte de cerveja no chão e ele ficar melado, lave o chão somente no último dia (senão lavará diariamente o piso, e além de ser chato, gasta água adoidado), feche a torneira na hora de escovar os dentes, abra as janelas ao invés de ligar o ventilador e o ar-condicionado, mas se mesmo assim for inevitável desligue quando não estiver no aposento. Não jogue lixo na rua, nas praças e jardins, não jogue bituca de cigarro na rua, lave todas as louças juntas e procure deixar as luzes apagadas.

Todas essas dicas são fáceis de seguir, basta ter boa vontade.

Bom carnaval a todos!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Dia 28 de março acontece a Hora do Planeta


Não custa nada fazer uma açãozinha que ajudará a Terra e fará com que a sociedade perceba que está na hora de tomar plena consciência de precisamos agir.

No dia 28 de março, às 8 e meia da noite acontece o ato simbólico chamado de "A Hora do Planeta", que visa alertar o mundo contra o aquecimento global. De acordo com a Ong WWF-Brasil, para esta edição, 75 países e 538 cidades aderiram e apagarão as luzes na hora marcada.

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor ficará na escuridão, na França, será a Torre Eiffel e nos Estados Unidos, o grande cassino MGM, localizado em Las Vegas.

Vamos nos mobilizar e aderir ao ato, apagando nossas luzes, televisões, rádios etc para um bem maior, o bem do planeta.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Balada + vegetação natural = ?

Como praticamente quase todos os finais de semana ontem eu decidi me divertir. Fui a uma balada-barzinho e fiquei reparando que dentro do ambiente tinham muitas plantas, árvores em vasos e flores. Ai veio a pergunta que não quis calar durante todas as horas que permaneci lá dentro: As plantas sobrevivem bem ao ambiente?

Pois é! Será que a fumaça dos cigarros, as bebidas alcoólicas que jogam, o calor, a falta de ventilação e até o tremor da música não prejudicam as coitadinhas? Não parei para perguntar ao gerente, mesmo porque ele me acharia uma maluca ou neurótica, mas até agora não consegui decifrar essa questão.

Vou encontrar algum biólogo para me dar mais informações a respeito. Às vezes todo esse ambiente estranho às plantas pode ser normal, sei lá, mas acredito que é péssimo a elas. Mesmo por que nem para os serem humanos isso tudo faz bem... isso que a gente pensa, e decide ir ate um desses lugares, eu inclusive adoro!

É certo que a balada, restaurante, bar, padaria, saguão de hotel fica bem mais bonito com plantas, flores e tal, mas ninguém pensa na saúde delas? E se fosse uma criança? Um cachorrinho? Um filho? Pois é, aí a história com certeza seria bem diferente...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Galápagos ameaçada


No ano em que o grande Charles Darwin marca 200 anos de nascimento, a fundação que leva seu nome alertou para uma possível catástrofe ambiental no local. Galápagos, a Ilha localizada no Equador, e que foi um berço para os estudos do naturalista, tem apenas 10 anos para ser salva, se nada for feito para impedir.

O diretor da fundação, Gabriel Lopez, concedeu uma entrevista à BBC afirmando que, se o governo do arquipélago não tomar as devidas providências com o turismo exagerado na região, os danos serão irreversíveis.

Medidas como a limitação no número de visitantes é uma das propostas mais defendidas pela fundação.

Os turistas que forem à região também têm que ter bom senso em manter a ordem e não influenciar na vida dos ilustres moradores, para que as futuras gerações possam ter a oportunidade de vivenciar as maravilhas do arquipélago e se encantar com a fauna e flora locais, assim como maravilhou Darwin.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Parabéns ao grande mestre, Charles Darwin


O grande biólogo, naturalista, pai da teoria da Evolução e uma das figuras mais importantes do mundo faria aniversário hoje, e completaria 200 anos.

Entre os anos de 1831 e 1836 Charles Darwin embarcou no navio Beagle para uma expedição que mudaria o rumo da ciência no mundo. Ele percebeu como as espécies se adaptam ao ambiente para sobreviver e como os mais fortes permanecem, procriam e formam gerações geneticamente melhores e mais adaptadas ao ambiente, formando assim, a teoria das espécies.

O homem que estudou a seleção natural e a evolução dos seres passou por diversos países do mundo, coletando amostras de animais e rochas para estudar a relação entre os seres e o ambiente. Ele também causou – e ainda causa – muita controvérsia entre estudiosos, igreja e culturas, mas é uma das personalidades mais importantes de todos os tempos no mundo. Por isso, aqui vai o meu parabéns a essa grande pessoa.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Charles Darwin

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Brasil sofre com pesca exagerada

Será que os consumidores de cação, camarão-sete-barbas e badejo sabem que estão comprando animais ameaçados de extinção? Pois é, essas frágeis espécies estão na lista de seres vivos que estão quase desaparecendo da costa brasileira.

De acordo com o governo federal, 80% dos recursos explorados da pesca sofrem com a sobrepesca, ou seja, com a extração exagerada de animais marinhos, e com isso há a ameaça de extinção e o retardamento do processo de recuperação das espécies.

Mesmo com esse alarmante dado, apenas 0,4% da costa nacional é protegida em unidades de conservação e, se adicionado aos parques estaduais, o número sobe para 0,8%, mas ainda muito pouco para reverter o quadro ou impedir que novas espécies entrem na lista negra.

Isso não quer dizer que as pessoas precisam parar de se alimentar de animais marinhos, mas fazer com parcimônia é sempre bem visto. Saber quando os animais estão em época de reprodução e não consumi-los ajuda a brecar a ganância de extração de animais de seu habitat natural. Além de denunciar caso veja que há pescadores extraindo peixes e crustáceos em local proibido ou em épocas não permitidas.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

300 novas espécies são encontradas na Austrália

A revista Mergulho deste mês divulgou uma informação interessante aos amantes do mundo subaquático. Em apenas um mês de pesquisa foram descobertas aproximadamente 300 espécies de corais, anêmonas e aranhas-marinhas em uma reserva que fica na região sudoeste da ilha de Tasmânia, na Austrália. Para realizar tal proeza, foi utilizado um submarino não-tripulado que chegou a uma profundidade de quatro mil metros e encontrou fósseis de corais com mais de 10 mil anos de formação.

O estudo divulgou boas e más notícias. A mais alarmante é sobre a morte de novos corais, e de acordo com o cientista responsável pelo estudo, Ron Thresher, as causas ainda estão sendo analisadas, mas fatores demonstram que o aquecimento dos oceanos e a acidez da água auxiliam no acontecimento.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Incêndio devasta a Austrália; chuva castiga SP

Dois extremos do mundo e problemas ambientais totalmente opostos. Assim foi o final de semana na Austrália e em São Paulo.

Os incêndios que dizimam os estados de Victoria e Nova Gales do Sul matam pessoas, destroem casas, acabam com vidas e queimam as florestas. Tudo isso com uma temperatura recorde na região, com mais de 46º Celsius. Todos os anos chegam notícias no Brasil de queimadas na região, mas desta vez há indícios de que alguns focos foram provocados pelo homem, de forma proposital e criminosa. A tragédia já toma proporção catastrófica, com mais de 700 casas destruídas, mais de 100 mortos e uma nuvem de fuligem no ar das cidades, sem contar a biodiversidade perdida e a quantidade de CO2 lançada no ambiente.

Já em São Paulo o problema foi a enorme quantidade de água que despejou dos céus em apenas dois dias. Alagamentos anuais não é mais novidade para os paulistanos, o trânsito causado como reflexo também não, mas esse final de semana foi além da conta. Muito me espantou ver ao vivo e a cores carros submergidos, ônibus com água até a metade do vidro, pessoas desesperadas e tentando se abrigar. Isso por que a avenida que tudo ocorreu não é na periferia, e dá acesso a um dos principais bairros da capital, o Morumbi. As avenidas Roque Petroni Junior e a sua continuação, Vicente Rao, ficaram intransitáveis e o percurso de 15 quilômetros, que deveria tomar não mais do que 20 minutos, para uma tarde de sábado qualquer, virou um caos, com imagens cinematográficas. Parecia que todos os protagonistas estavam vivenciando um filme hollywoodiano de catástrofes ambientais.

Secas, queimadas, chuvas e alagamentos são naturais, todos esperam por isso, mas em quantidades alarmantes, perigosas e chocantes não são normais. Está na hora de todos pararem para perceber que há algo errado no clima e o que podemos fazer para tentar reverter o quadro, ou pelo menos amenizá-lo. Uma dica para começar é não jogar lixo nas ruas, para não entupir córregos, bocas de lobo e saídas de água e denunciar queimadas ilegais.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Um pouco da autora e sua relação com a natureza

Eu andei pensando em muitos temas para abrir esse blog, mas nenhum deles me pareceu mais importante do que outro para dar o tão importante primeiro passo e cortar a fita vermelha da grande abertura.
Decidi então mostrar minha grande paixão pela natureza. Pode parecer brega, pequeno ou até estranho, mas desde que eu me conheço por gente sempre sonhei em trabalhar com algo relacionado ao meio ambiente.
Se perguntar à minha mãe e irmã mais velha elas terão a resposta na ponta da língua. Quando questionadas sobre a profissão a seguir quando adultas, minha irmã certamente falaria em ser bombeira, médica, depois astronauta, como milhares de crianças, mas eu não. Eu queria me formar em oceanografia e ter a minha lojinha de peixes. Nem sabia direito o que um oceanógrafo fazia, mas queria mergulhar, ficar embaixo d’água, vivenciar o oceano, sempre com os olhos brilhando e um cuidado extremo com todos os seres vivos existentes na fauna e flora mundiais.
Minha relação com a natureza é algo maior, mais intenso e mais sofrido. Brigo em casa para reciclarem o lixo, para não deixar a luz acesa e nem tomar banho demorado. Ações simples, fáceis e ao alcance de todos podem fazer a diferença e as pessoas precisam ter a consciência de que tudo o que há de mais belo no mundo pode acabar mais cedo do que pensamos.
Resumindo, não me formei em oceanografia, fiz jornalismo, mas procuro fazer cursos que me levem a satisfação pessoal, ligados ao meio ambiente. Sou uma eterna apaixonada pela vida selvagem, pelos seres marinhos e pela graciosidade de flores e animais que desafiam o mundo para continuar sua odisséia.
É com um enorme prazer que corto o laço e inicio mais uma fase para o jornalismo ambiental.