terça-feira, 7 de julho de 2009

Eles não são uns assassinos frios e calculistas

Desde que o fantástico Steven Spielberg filmou o filme Tubarão, em 1975, o temor por um dos animais mais belos e importantes do planeta foi crescente. Mas será que esses animais são esses assassinos frios, calculistas e tão sem coração assim?

Claro que não. Os tubarões não querem morder a perna de um surfista por pura diversão. Eles não pensam "Olha lá o surfista, vamos tirar uma com a cara dele e arrancar sua perna..." Eles apenas acreditam que aquela pessoa no mar é um alimento. Não é maldade, eu posso garantir. As mais de 400 espécies de tubarão podem também atacar por se sentirem ameaçadas, mas isso qualquer ser vivo faz. O ser humano por exemplo mata por muito menos que isso...

Agora, uma coisa é certa. A destruição e poluição dos oceanos está acabando com o equilíbrio do meio em que estes incríveis animais estão inseridos. As construções de portos sem estudos prévios, a poluição desenfreada, a pesca excessiva entre outros fatores, como o próprio finning está destruindo populações de tubarões que servem para controlar a vida marinha e equilibrar o meio ambiente.

Nas últimas décadas houve uma queda de 80% na população dos tubarões e mais ou menos 100 milhões são capturados todo ano. O meio ambiente não dá conta de repor esses exemplares retirados e inserir novos para controlar e equilibrar o meio ambiente.

Da próxima vez que comer um cação lembre que ele é um tubarão e que ele é necessário para que o equilíbrio marinho possa permanecer e não incentive a prática do finning ou de qualquer outra maneira de captura dos animais selvagens.
Foto: Daniel Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário