Será que os consumidores de cação, camarão-sete-barbas e badejo sabem que estão comprando animais ameaçados de extinção? Pois é, essas frágeis espécies estão na lista de seres vivos que estão quase desaparecendo da costa brasileira.
De acordo com o governo federal, 80% dos recursos explorados da pesca sofrem com a sobrepesca, ou seja, com a extração exagerada de animais marinhos, e com isso há a ameaça de extinção e o retardamento do processo de recuperação das espécies.
Mesmo com esse alarmante dado, apenas 0,4% da costa nacional é protegida em unidades de conservação e, se adicionado aos parques estaduais, o número sobe para 0,8%, mas ainda muito pouco para reverter o quadro ou impedir que novas espécies entrem na lista negra.
Isso não quer dizer que as pessoas precisam parar de se alimentar de animais marinhos, mas fazer com parcimônia é sempre bem visto. Saber quando os animais estão em época de reprodução e não consumi-los ajuda a brecar a ganância de extração de animais de seu habitat natural. Além de denunciar caso veja que há pescadores extraindo peixes e crustáceos em local proibido ou em épocas não permitidas.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário