terça-feira, 31 de março de 2009

Escolha

Era fim de tarde, seis e pouco, e eu abarrotada com mais umas 200 pessoas em um vagão de trem. Estou espremida entre a porta e a moça na minha frente. Agradeço por ter conquistado esse precioso espaço naquela ocasião. Mas nem tudo é tão ruim quanto parece. Estou em um trem com ar condicionado e troquei os sapatos de salto por uma rasteirinha. Não consigo nem abrir o que trouxe para ler. Se conseguisse, com certeza, o tempo passaria mais rápido.

Quando estou esgotada me lembro que ainda falta o trajeto de ônibus e o pedaço caminhando. Claro que esse sofrimento me faz lembrar que meu carro esta em minha garagem paradinho, só esperando para ser usado. Essa lembrança aperta meu coração. Daí vem em minha mente o motivo da não utilização do automóvel: EU ESCOLHI não ir para o trabalho de carro. EU ESCOLHI ajudar o meio ambiente com um veículo a menos nas ruas. Essa é a minha contribuição, minha parte. E a resposta, que fico repetindo o caminho inteiro, apazigua o meu coração e me deixa orgulhosa de mim mesma.

sábado, 28 de março de 2009

É HOJE!

Hoje, às 20h30 é a HORA DO PLANETA. Apague as luzes da sua casa, escritório, jardim, hall de entrada, restaurante.... Para mostrar que se preocupa com o aquecimento global e planeta.
Faça sua parte.

terça-feira, 24 de março de 2009

Faltam apenas quatro dias

Estamos chegando perto do dia em que todos poderão mostrar, em apenas uma hora, que se imporram com o Planeta Terra! A Hora do Planeta, ou Earth Hour como é chamado em inglês, acontecerá no próximo sábado, às 20h30.

Por uma hora (60 minutos) a WWF pede que as pessoas desliguem suas luzes e façam um protesto contra o aquecimento global. Uma maneira de mostrar o amor e apego com a Terra-Mãe.

Muitos governos e pessoas famosas aderiram ao ato simbólico. São Paulo apagará luzes de espaços imponentes, como a ponte Estaiada, Lenine também apoia o projeto e Sydney, para não prolongar a lista.

Não doi, não mata, não deixa entediado. Pense no bem maior, o bem do planeta e mostre que você também se importa. Apague as luzes, acenda uma vela, leia um livro, converse com amigos, se quiser até discuta a relação, mas mostre o seu amor por nosso planeta e que do jeito que está não pode ficar. Seja mais um nessa campanha. Eu estarei com as luzes apagadas...

domingo, 22 de março de 2009

22/03 - Dia Mundial da Água


Hoje, dia 22/03, é comemorado o Dia Mundial da Água, portanto venho nesse humilde espaço solicitar a todas as pessoas que tenham um pouco de juízo, bom senso e espírito de coletividade, e que cuidem melhor deste bem tão precioso, caro e finito.

Sem água ninguém sobrevive, e não é por que o Brasil conta com 12% da água doce do planeta que podemos achar que ela nunca acabará e que podemos gastá-la sem pensar no amanhã.

Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, feche o chuveiro na hora de esfregar o shampoo e espere os três minutos do condicionador fazer efeito sem jogar água ralo abaixo. Há inúmeras maneiras de se economizar água, e se pensar direito não é nem economizar, mas sim não desperdiçar!

Pense com carinho no planeta e nas pessoas que o habitam. Cuide da água e assim, cuidará também de outro grande bem, o bolso!

quarta-feira, 18 de março de 2009

ABSURDO! IBAMA modifica quantidade de espécies em extinção

Na revista Mergulho deste mês saiu uma nota sobre o Ibama que me deixou perplexa!!!!

Todo ano o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, famoso Ibama, publica um livro chamado "Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção" que divulga as espécies que estão mais pra lá do que pra cá. Na edição, que contou com a pesquisa da Fundação Biodiversitas, foram registradas 472 espécies, mas o detalhe é o seguinte: NA LISTA ORIGINAL ESTAVAM UM GRUPO COM 1.495 ESPÉCIES!!!!! UM ABSURDO!

O que aconteceu com as quase mil outras espécies? Simplesmente não estão mais na listagem? Minimamente estranho...

Como eu também sou uma apaixonada declarada pelo meio ambiente, faço parte da campanha que busca explicações do governo. Para participar acesse www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3798 e divulgue essa notícia.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Leões de zoos europeus são libertados em reserva na África do Sul


Saiu na Folha de S. Paulo de hoje (16/03/09)

Eles nunca conheceram a vida selvagem. Agora, terão aulas de natureza em um santuário.

Leões que moravam em diferentes zoológicos europeus foram levados para uma reserva localizada na África do Sul.

De agora em diante, as leoas Bonnie, oriunda da Áustria, e Aurica, da Romênia, aprenderão a viver com seus novos companheiros.

Eles vão passar por um período de adaptação no santuário de grandes felinos Lions Rock, em Bethlehem.

Os animais -sete ao todo- terão um espaço maior para viver.

A ação foi realizada pela organização não-governamental Four Paws (Quatro Patas).

Dá até gosto de ver imagens de leões correndo ao ar livre, de volta a natureza e com todo o direito a liberdade. Ações como essa deveria ser copiada. Não somente com leões e mais próximos a nós, pássaros! Deixem os pássaros livres! Voando soltos, cantando e semeando a vida. Livres!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Eu não sou louca

Hoje o dia ficou nublado, mas o calor não deixou a cidade. A chuva caiu a sensação quente não ia embora. Será que ninguém percebe que isso é um reflexo do aquecimento global?
Não é possível que só eu perceba esse tipo de coisa, ou que somente eu seja louca suficiente para acreditar nisso.

Saiu na Folha que em 30 anos, quadruplicou a quantidade de calor que o Ártico capta. Isso não é loucura, invenção ou mentira, essa é a realidade e se não colocarmos o pé no freio, daqui 20 anos o continente gelado vai literalmente água abaixo. E a fonte não é um cientistazinho que não tem nada melhor pra pensar que realizou a pesquisa, mas a NASA, com fotos de satélite.

Será que não está na hora de rever os conceitos? Colocar em prática os famosos 3Rs? Para os mais desavisados, os 3Rs são: reduza, reuse e recicle. Coisas simples de se fazer, que não demanda técnica e nem habilidade, somente vontade e respeito ao meio ambiente.

Comece separando o lixo e entregando a postos de coleta seletiva, reuse suas coisas, os objetos e reduza a quantidade de banalidades adquiridas. Uma boa ação também é fazer parte do grupo da Hora do Planeta, apagando as luzes, às 20h30, no dia 28 de março. Não custa nada ficar uma horinha pensando na vida e no meio ambiente e curtindo a escuridão, e pode ter certeza de que seu bolso também agradecerá!

sábado, 7 de março de 2009

Esse paraíso merece permanecer intacto

Só é preciso uma visita a Fernando de Noronha para se apaixonar. É amor intenso, lindo, sem fronteiras e sem igual. O paraíso na Terra.

Não posso falar que é o lugar mais lindo do mundo, mas com certeza é o mais esplendoroso, magnífico e espetacular que já conheci.

Fui visitar esse encantado arquipélago algumas vezes e decidi que lá seria o lugar ideal para eu passar todos os dias da minha vida morando feliz. Poderia até aprender a ser dona-de-casa, cozinheira, administradora, qualquer coisa para permanecer por lá, mas acredito que lutar para deixar o mar de cor translúcida, as tartarugas, golfinhos e a incrível quantidade de animais vivos, livres e felizes é o que tenho como missão.

Quem nunca foi para Noronha, como é carinhosamente chamada a ilha, faça as malas! Uma vez nesse paraíso tropical para se engajar, lutar e sonhar pela permanência integral desse espetacular cantinho maravilhoso do planeta.

domingo, 1 de março de 2009

Declaração de amor

Ela está comigo há nove anos e meio. A primeira vez que a vi já me apaixonei. A partir de então passei a acreditar em amor a primeira vista. Eu tinha 14 anos e ela foi o meu presente pelo 15º aniversário que estava por vir. Ela era pequena, indefesa, frágil e quietinha. Parecia um ursinho de pelúcia, um animal indefeso e carente, que só dormia.

Conforme os meses e anos foram passando, ela foi crescendo e aquele bebezinho se transformou em um belo cachorro. Ela nunca gostou de outros cachorros, sempre implicou com todos, sendo maiores, menores, fêmeas ou machos. Mesmo com pit bull ela queria brigar, e até hoje ela não curte outros cachorros. Ah, ela também odeia galos, e para eles ela late sem parar. Cada canto do galo vem sempre seguido de um latido. E olha que ela não é de latir...

Adora brincar, correr atrás de bolinhas ou qualquer outro objeto que ela possa se divertir. Comer também é com ela mesma, bem gordinha para seu tamanho e idade, mas ela não está nem ai para isso, afinal a ditadura da beleza não se aplica em caninos.

Seus filhotes foram as coisas mais lindas do mundo, e mandá-los para outras famílias foi muito difícil pra mim, uma data com lembranças tristes e aperto no coração.

Mas sua vida não foi só de alegrias. Ela passou por três cirurgias, uma delas com erro da veterinária que insistiram que era muito boa. Castraram a cachorra sendo que ela tinha uma pedra na bexiga. Pedra que quase acabou com sua vida. Há pouco tempo descobrimos nódulos em todas as tetinhas dela, ou seja, mesa de cirurgia que retirou toda a sua cadeia mamária. Ainda querem retirar o outro lado, mas com certeza vou procurar outras opiniões, por que ela sofreu muito nesta cirurgia e não é mais nenhuma mocinha para ficar se submetendo a essas peripécias cirúrgicas.

Agora ela está ótima. Mesmo com toda a preguiça que ela tem (acho que é por causa da idade um pouco avançada) ainda brinca como louca, come sem parar e anda mais de um quilômetro (quando ela se sente motivada, senão ela senta no meio da calçada e não há Cristo que a faça andar).
Não posso deixar de mencionar também que ela é teimosa, obedece quem e quando quer, faz pirraça e adora correr na chuva, principalmente se tiver tomado banho na semana, o que me deixa super irritada, por que ela faz de propósito, tenho certeza...

Ela é especial, é minha filha. Por ela faço tudo. Durmo no chão, no sofá, acordo de madrugada, seguro na hora da vacina, enfio a mão dentro da goela, limpo as sujeiras, brigo, alimento e brinco. Ela é meu maior amor, um amor incondicional, incontável e inabalável. Acho que esse é o sentimento de mãe. E só de pensar que um dia ela irá morrer meus olhos já se enchem de lágrimas. Ela é muito importante para eu conseguir pensar na vida sem essa cachorra que esteve ao meu lado nos momentos de alegria, brigas e choros. Ela me entende, me consola com o olhar, me alegra e me enche o coração de um sentimento puro e simples.